Crescer na <i>OGMA</i>

Os problemas que afectam os trabalhadores, a actividade sindical e o reforço do Partido foram os temas dominantes dos trabalha da II Assembleia da célula do Partido na OGMA, realizada no sábado. A célula, que não realizava uma assembleia desde 1977, está integrada na Organização Concelhia de Vila Franca de Xira e no seu sector de empresas.
Na resolução política, aprovada por unanimidade, salienta-se a importância de o núcleo activo da célula participar na actividade sindical da empresa, o que facilita o contacto regular e a troca de informações entre os militantes. Mas tem também consequências negativas, nomeadamente a sobrecarga de trabalho. Recentemente, iniciou-se a venda regular do Avante! no interior da empresa.
A célula tem tido uma intervenção própria junto dos trabalhadores da OGMA, através do boletim ou da distribuição de documentos do Partido. Ultimamente, a célula deparou-se com algumas dificuldades na sua distribuição.
Na resolução política, salienta-se a necessidade de «adoptar medidas para repor a periodicidade do boletim», não devendo passar mais de dois meses sem ser editado. Para tal, há que regularizar o funcionamento da própria célula e descentralizar a redacção dos textos.
Recrutar mais militantes para o Partido é um dos objectivos da célula. «Convidar para o Partido os trabalhadores que mais se destacam nas lutas, os trabalhadores mais sérios e conscientes dentro da empresa» é uma orientação para o trabalho futuro. A definição de prioridades para os comunistas na empresa é outra das decisões, já que as múltiplas solicitações feitas aos comunistas da OGMA tem provocado uma sobreposição de tarefas. E isto tem condicionado o crescimento do Partido no interior da empresa.
Com a privatização da OGMA, desencadeou-se um «ataque sem precedentes contra os direitos dos trabalhadores», afirma-se na resolução da assembleia. Para a célula, o suporte dessa ofensiva é o acordo de empresa, assinado entre a última administração pública da empresa e um sindicato, que nunca foi legitimado pelos trabalhadores. A este acordo seguiu-se o regulamento de carreiras, que torna possível que um desenhador e um motorista tenham a mesma categoria profissional, e que permite que um trabalhador nunca seja promovido devido à progressão estar dependente de factores alheios ao trabalhador e ao seu desempenho.
Muitas promoções, denuncia a célula, resultam não da aplicação deste regulamento mas de aliciamentos e chantagens sobre os trabalhadores. A adesão ao Acordo de Empresa e, posteriormente, ao regulamento de carreiras era condição de progressão.


Mais artigos de: PCP

Política que tira o pão

A Comissão Política do PCP acusou anteontem as políticas de direita de agravarem as condições de vida da grande maioria dos portugueses e reduzirem a soberania alimentar do País.

Organizar para intervir

Os comunistas do distrito de Aveiro aprovaram, sábado, em Rio Meão, no concelho de Santa Maria da Feira, as linhas de acção para continuar a reforçar a organização e acção do Partido no distrito.

Só a luta pode travar a ofensiva

O secretário-geral do PCP encerrou os trabalhos da 7.ª Assembleia da Organização Regional de Aveiro do PCP, fazendo votos para que as decisões tomadas «se expressem num profícuo trabalho e empenhada militância em defesa dos trabalhadores, das populações e do desenvolvimento deste importante distrito do País».

Compromisso de luta

Mais de cem delegados participaram, domingo, na 5.ª Assembleia do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do PCP.

Esclarecer e mobilizar

Na 5.ª Assembleia de Organização do Sector de Empresas de Sintra, realizada no sábado, dia 17, aprofundou-se a análise da grave situação laboral vivida no concelho. Várias foram as empresas que encerraram, como a Multicircuitos e a Minerva Sintrense. No sector gráfico, há situações de grande instabilidade,...

Porto lança acção contra a precariedade

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP lançou no dia 16 a caravana em defesa do trabalho com direitos. Com esta acção, os comunistas do Porto vão percorrer os 18 concelhos do distrito, contactando com os trabalhadores. O documento que será distribuído nas acções realizadas no âmbito desta campanha assenta em...

Homenagem a Adalberto Videira

Realizou-se no passado sábado em Pinhel uma sessão de homenagem a Adalberto Videira, falecido em Setembro do ano passado. A iniciativa foi promovida pela Direcção da Organização Regional da Guarda e pela Comissão Concelhia local e contou com a participação de 130 pessoas, vindas de vários concelhos do distrito (e de...

Festa da Alegria é em Julho

A Festa da Alegria, que se realiza a 19 e 20 de Julho, em Braga, vai de novo constituir uma grande iniciativa cultural e política, que este ano introduz novos motivos de interesse.

Medidas preventivas!

O levantamento de medidas preventivas na área da Ota ainda não entrou na mesa da Assembleia da República, apesar de o Governo ter já manifestado por duas vezes essa intenção. Assim, no passado dia 15, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou o Projecto de Lei que Revoga o regime dessas medidas.São duas as questões que o PCP...

Sintra pela Saúde

Está a decorrer no concelho de Sintra a Marcha pela Saúde, promovida pela Comissão Concelhia do PCP. Em nota do dia 19, os comunistas de Sintra destacam a participação de mais de um milhar de pessoas nas cinco concentrações realizadas (Sintra, Massamá, Belas, Mem Martins e Cacém) e dos 20 mil documentos distribuídos no...